31 de ago. de 2016

Empreender

Postado por Anna Laura às 13:03
Há dias (na verdade, meses) penso em escrever um texto relacionado à essa imagem e, depois de duas situações, sinto que finalmente chegou a hora.

Uma delas, há algumas semanas atrás, aconteceu quando entrei no ônibus em Lajeado com destino à Arroio do Meio depois de uma reunião. Aliás, uma não: duas reuniões, que se seguiram da primeira hora da tarde até 17h30. Estava eu sentada, mergulhada em pensamentos, muitos deles relacionados às tarefas que eu ainda tinha a cumprir naquele dia, quando me deparo com a seguinte frase, vinda de dois homens sentados nos bancos atrás de mim: "o chefe é que tá bem: fica com todo o dinheiro, enquanto a gente trabalha."


Guardei aquilo para mim.


A outra aconteceu no último sábado, quando participei de mais uma edição do Juntos e Misturados na Sulati, onde empreendedores (solitários, com equipe ou como colaboradores) se encontram para trocar angústias e ideias. Precisei parar para pensar o que gostaria de falar para aquelas pessoas e logo essa imagem me veio à lembrança e a situação que vivi no ônibus também.


Para o empreendedor, a realidade é dura. Dói, de verdade. Não pense que é fácil. Convivo com pais empreendedores desde que me conheço por gente e hoje converso todos os dias com os meus clientes, também empreendedores. Fui de estagiária à empreendedora e confesso que naquele momento não pensei nas consequências. Parecia até romântico abrir minha própria empresa, ter meu CNPJ. Mas a realidade não é bem assim. O sofrimento, a luta, os desafios e as angústias são diárias.


Mas aí vem o detalhe, o tal "pulo do gato": quem empreende de verdade, ama. Ama aquilo que faz com todas as forças. Acorda todos os dias sabendo que quer ir lá e fazer. Não se importa com os hematomas e cicatrizes. Pelo contrário: veste a sapatilha para mostrar a todos aquilo que mais ama fazer. Aquilo que escolheu como sua vida. Que escolheu como seu empreendimento.


Por isso, fica minha mensagem aos 2 homens do ônibus: ao olhar seu chefe ou alguém de muito sucesso, não esqueça que por detrás da sapatilha, há pés que lutaram para estar ali, que amaram muito para estar ali. E, que só estão ali, porque decidiram fazer o que mais amam e envolver outras pessoas nesse amor.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Dolce far niente Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review